terça-feira, 3 de abril de 2007

Literaura _ Joana D'árc

Matéria do 2° Simulado - Dia 14 de Abril
  • O Pré-Modernismo

Cronologia
- Momento de transição entre a tradição literária (séc. XIX) e sua ruptura radical, que inaugura o Modernismo (séc. XX).
- Início: por volta de 1902 _ Publicação de “Os Sertões” de Euclides da Cunha
- Término: 1922 _ Semana da Arte Moderna

Principais escritores e obras do Pré-Modernismo
- Poesia: Augusto dos Anjos _ “Eu” (1912)
- Prosa: Euclides da Cunha _ “Os Sertões” (1902)
Lima Barreto _ “Triste fim de Policarpo Quaresma” (1915)
Monteiro Lobato _ “Urupês” (1918)
Graça Aranha _ “Canaã” _ (1902)
Obs: Os Pré-Modernistas preocupavam-se em denunciar a realidade brasileira, apresentando um Brasil não oficial, dos marginalizados, desde o sertão nordestino, até os subúrbios cariocas, passando pelas áreas rurais do estado de São Paulo.
Atenção! Quadro com as características _ Pág. 406

  • A vanguardas européias

São cinco as vanguardas européias, que influenciaram o Modernismo brasileiro:
1) Cubismo
O Cubismo, que, na pintura, decompunha os objetos da realidade cotidiana em diferentes planos geométricos para sugerir a sua estrutura global, como se fossem vistos de diferentes ângulos. Na poesia, valorizava o subjetivismo, a ilogicidade, a frase nominal, o tempo presente, a enumeração caótica e o humor. Na pintura, um dos exemplos é Picasso. Na literatura, Oswald de Andrade, com Memórias sentimentais de João Miramar.

2) Futurismo
O Futurismo, movimento lançado pelo poeta italiano Marinetti, em 1909, que propunha a destruição do passado, a exaltação da vida moderna, o culto da máquina e da velocidade, pregando uma arte voltada para o futuro, agressiva e violenta, enaltecendo a guerra, o militarismo e o patriotismo. Marinetti preconizava também a destruição da sintaxe, com os substantivos dispostos ao acaso, a eliminação da pontuação a abolição do adjetivo, do advérbio e das conjunções.

3) Expressionismo
Expressionismo, movimento que mostra artistas que manifestavam emoções de medo, angústia, dor, ansiedade por meio do choque provocado por cores vibrantes e distorções de formas. As figuras humanas não têm traços bem definidos, assemelhando-se a máscaras, caricaturas.

4) Dadaísmo
O Dadaísmo, ou movimento Dadá, lançado em Zurique, pelo romeno Tristan Tzara, em 1916, reflete a atmosfera pessimista da 1° Guerra Mundial. O nome, escolhido ao acaso, nada significava para Tristan Tzara. Pregava a destruição de todos os valores culturais da sociedade que fazia a guerra, instalando o absurdo, o ilógico e o incoerente. Buscava-se, assim, uma antiarte, irracional e anárquica. Daí o automatismo psíquico, as livres associações, a invenção de palavras, a exaltação da total liberdade de criação, o sarcasmo, a irreverência e a aproximação com o mundo dos loucos e das crianças.

5) Surrealismo
O surrealismo, lançado na França, em 1924, valorizava o passado, buscava a emancipação total do homem fora da lógica, da razão, da família, da pátria, da moral e da religião. Influenciados pela teoria psicanalítica de Freud, os surrealistas conferiam importância ao sonho a à exploração do inconsciente, praticando o automatismo psíquico e a expressão libertada da censura e sem o controle da razão.

  • Obra: "São Bernardo" de Graciliano Ramos

Bons estudos!!!!!!


Um comentário:

Camila Cristina disse...

muito bom hein?? EXCELENTE!! hauhahauuh xD